Álcool Gel Caseiro Funciona?

março 18, 2020

       Em meio a esse surto de corona vírus o Covid-19, a única coisa que podemos fazer no momento é nos cuidar. Aqui na cidade onde vivo, as aulas foram suspensas por 15 dias para evitar a multiplicação de pessoas doentes e principalmente crianças que acabam espalhando esse vírus. Nossos pequenos ficam muito juntos e as vezes não sabem exatamente como  se deve espirrar, tossir etc... sem contagiar os coleguinhas. Dando um google ou uma rápida pesquisa no youtube, veremos vários tutoriais de como fazer álcool gel caseiro, mas realmente funciona?
    Resultado de imagem para coronavirus imagem gratis

A produção caseira do álcool em gel é arriscada e contraria a legislação brasileira, avalia o Conselho Federal de Química (CFQ). Com o surto de coronavírus e a falta do antisséptico em diversas farmácias ou supermercados do país, têm circulado pela internet receitas caseiras para produção de álcool em gel a partir do álcool líquido concentrado.
     De acordo com a entidade, o uso do álcool líquido em elevadas concentrações aumenta o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas.

Resultado de imagem para coronavirus imagem gratis
    Além disso, a venda de álcool líquido em concentrações superiores a 54°GL (Gay-Lussac) é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2013, que considerou os riscos oferecidos à saúde pública decorrentes de acidentes por queimadura e ingestão. Para soluções com graduação acima de 54°GL, a norma permite a forma em gel.
     Em nota, o CFQ afirma que os produtos industrializados (álcool em gel vendido em farmácias e supermercados) passam por rigoroso processo de produção. Há padrões a serem seguidos, todas as etapas são monitoradas e há um controle de qualidade para padronização e regularidade dos produtos disponibilizados ao consumidor final.
    Já o álcool em gel fabricado a partir de receitas e métodos caseiros não passa por controle de qualidade e, por isso, não há garantia de que seja eficiente.De acordo com o CFQ, o álcool em gel, por ser considerado antisséptico, é eficaz no combate e na prevenção ao novo coronavírus e sua indicação é pautada em medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias. Estudos demonstram melhor eficácia do produto em soluções 70%, recomendado pela Anvisa para os serviços de saúde brasileiros e indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na lista de medicamentos essenciais. (Fonte: Agência Brasil)
     
    A intenção deste post é alertar a você que busca uma solução caseira na internet, de que nem tudo é seguro. A pessoa vai achar que está segura quando na verdade não está. O uso do álcool gel, é indicado somente quando não é possível lavar as mãos. 
     

You Might Also Like

0 comentários. Clique aqui para comentar também!

Deixe o seu comentário que eu irei responder com todo prazer (:

Me segue no Pinterest

Seguidores